Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

FBF lamenta morte de João Havelange

16/08/2016 às 11:16 | Comunicação

Ex-presidente da FIFA faleceu no Rio de Janeiro

#

O futebol brasileiro e mundial perdeu um dos seus grandes colaboradores. Faleceu nesta terça-feira (16), no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, o ex-presidente da FIFA João Havelange.
 
O dirigente havia se internado no local para tratar de uma pneumonia. Durante seus 100 anos de vida, ele deixou legados no esporte.
 
Filhos de belgas, mas nascido na Capital Carioca, Havelange começou a carreira como atleta. Foi jogador das divisões de Base do Fluminense antes de trocar o futebol pela natação. Em seguida, foi atleta olímpico de polo aquático e medalha de bronze no Pan-Americano de 1955.
 
O brasileiro começou a carreira de dirigente na Federação Paulista de Natação e logo em seguida se tornou presidente da Federação Metropolitana de Natação e vice-presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
 
Na CBD, entidade que antecedeu a CBF, Havelange também foi presidente, entre 1956 a 1974. Durante este período também foi para o Comitê Olímpico Internacional (COI). Na sua gestão na CBD, a Seleção Brasileira de Futebol foi tricampeã do mundo, quando ganhou as Copas de 1958, na Suécia, de 1962, no Chile, e de 1970, no México.
 
Em 1974, quando deixou a CBD, ele foi eleito presidente da FIFA, mais alto cargo do futebol mundial. O brasileiro dirigiu a entidade internacional até 1998, quando foi sucedido por Joseph Blatter e eleito presidente de honra da entidade, função que ocupou até 2013.
 
Havelange também recebeu diversos prêmios em sua carreira, entre eles o de um dos três maiores “Dirigentes do Século”, junto com o Barão Pierre de Coubertin, fundador do COI e idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, e o ех-Presidente do COI, Juan Antonio Samaranch.
 
A Federação Bahiana de Futebol, através do presidente Ednaldo Rodrigues agradece a João Havelange por sua importante colaboração ao futebol brasileiro, lamenta profundamente seu falecimento e se solidariza com familiares e amigos. A FBF divulgou uma nota e anunciou uma homenagem ao dirigente.
 
Confira o comunicado:
 
Consternada com o falecimento do Sr. Jean-Marie Faustin Goedefroid Havelange, mais conhecido como João Havelange, ex-presidente da FIFA, da CBD e ex-membro do COI, a Diretoria desta Entidade se solidariza com os familiares, amigos e colegas, neste momento tão difícil.
 
Em virtude deste sentimento, o Presidente da FBF determina que no jogo entre Bahia e Atlético (GO), a ser realizado nesta terça-feira (16), pelo Campeonato Baiano de Futebol Série “B” - 2016, bem como nos jogos do Campeonato Baianão de Futebol Série B 2016 e do Intermunicipal 2016, a serem realizados nos próximos sábado (20) e domingo (21), seja obedecido um minuto de silêncio em “Homenagem Póstuma” a falecido.
 
Nossos sinceros sentimentos, aos familiares e amigos.
 
 
Atenciosamente,
 
 
Ednaldo Rodrigues Gomes
Presidente

Foto: Getty Images