10/05/2017 às 13:48 | Comunicação
Ednaldo Rodrigues também participará de reunião sobre a Pré-Copa do Nordeste
O presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues seguiu viagem, nesta quarta-feira (10), para o Rio de Janeiro. Na Capital carioca, o dirigente participará da 2ª Semana de Evolução do Futebol Brasileiro, realizada pela CBF.
No evento, na própria sede da entidade, profissionais de todo o mundo debatem e discutem assuntos sobre a evolução do futebol, gestão, capacitação. É uma verdadeira troca de experiências, que passa desde a organização e realização de competições a projetos que contribuam para o desenvolvimento e modernização do futebol.
Entre os profissionais que já passaram pelo evento estão os técnicos Tite (Seleção Brasileira), Fabio Capello (Ex-Seleções Inglesa e Russa), Marcelo Bielsa (Ex-Seleções Argentina e Chilena) e Emily (Seleção Brasileira Feminina); o co-fundador da Premier League, David Dein; o diretor de futebol do Arsenal, Richard Law; o coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar; o diretor de competições da CBF, Manoel Flores; Mark Ellis, Diretor de Operações do Middlesbrough, da Inglaterra; Catalina Navaro, head de Operações Comerciais Uefa Events entre outros.
Rodrigues foi convidado pelo presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, para participar do evento. Só não esteve presente nos dois primeiros dias, segunda e terça-feira, devido aos preparativos para a festa de encerramento do Baianão 2017, realizada na noite de terça (9), em Salvador.
Após a 2ª Semana de Evolução do Futebol Brasileiro, o baiano permanecerá no Rio de Janeiro. Ele terá um encontro com a própria diretoria da CBF, para tratar sobre o Calendário do Futebol Brasileiro de 2018, para o qual fará sugestões, e encerrará sua estadia com uma reunião sobre a Copa do Nordeste, onde discutirá detalhes sobre a Pré-Copa do Nordeste 2018, fase preliminar que será realizada entre os dias 24 e 31 deste mês.
Pré-Copa do Nordeste 2018 - A fase preliminar colocará em campo oito clubes que não se garantiram diretamente para a edição 2018 da competição. Participarão desta fase os vice-campeões estaduais de Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Maranhão, Sergipe e Piauí, além dos terceiros colocados de Bahia e Pernambuco.
Os clubes vão ser divididos em dois potes, separados entre os quatro melhores ranqueados na CBF e os quatro piores ranqueados. Um sorteio definirá os confrontos entre clubes de potes diferentes. A modalidade do sorteio foi uma sugestão do próprio presidente da FBF.
As partidas de ida e volta acontecerão nos próximos dias 24 e 31 de maio. Os quatro vencedores se juntarão aos campeões estaduais da região e ainda os vice-campeões de Bahia, Ceará e Pernambuco, formando os 16 clubes que disputarão a Copa do Nordeste de 2018.
Na Bahia, Vitória e Bahia, campeão e vice-campeão estadual, respectivamente, estão garantidos no Nordestão do próximo ano. Já o Fluminense de Feira, terceiro colocado, disputará a pré-Copa do Nordeste e tentará uma vaga na competição.