A Copa do Mundo da Rússia começou nesta quinta-feira (14) como o torcedor brasileiro gosta: com uma chuva de gols. Pelo Grupo A, em Moscou, após belíssima cerimônia de abertura, os russos aproveitaram a fragilidade defensiva da Arábia Saudita e golearam por 5 a 0. O volante Yuri Gazinski foi o autor do primeiro gol do Mundial de 2018, aos 11 minutos do primeiro tempo, completando de cabeça um cruzamento de Golovin.
O camisa 8 Gazinsky faz o primeiro gol da Copa do Mundo da Rússia
Os outros gols da seleção da Rússia foram marcados por Cheryshev (2), Dzyuba e Golovin. Desde a primeira Copa do Mundo, disputada no Uruguai, o primeiro jogador a balançar as redes entra para a história da competição mais importante do futebol. Em 1930, a honra coube ao francês Lucien Laurent, que abriu o placar na goleada de 4 a 1 sobre o México. E, agora, Yuri Gazinsky, de 28 anos, jogador do Krasnodar, entra nesta seleta galeria.
Dois brasileiros já tiveram esse destaque, um de forma positiva e outro de maneira negativa. Em 1966, na Inglaterra, Pelé dividiu com o alemão Held a honra de marcar o primeiro gol daquele Mundial. Ambos balançaram as redes aos 15 minutos do primeiro tempo, respectivamente contra Suíça e México. Já o lateral-esquerdo Marcelo fez o primeiro gol da Copa do Mundo de 2014, só que contra, na vitória de 2 a 1, de virada, sobre a Croácia.
O Mundial da Rússia prossegue nesta sexta-feira (15), com mais três jogos: pelo Grupo A, às 9h, jogam Egito x Uruguai, na Arena de Ecaterimburgo; em São Petersburgo tem Marrocos x Irã, ao meio-dia e, às 16h, no Estádio Olímpico de Sochi, Portugal x Espanha, ambos os jogos pelo Grupo B.
No sábado (16), pelo Grupo C, jogam França x Austrália, às 7h, em Kazan, e Peru x Dinamarca, às 13h, em Saransk; às 10h, pelo Grupo D, se enfrentam Argentina e Islândia, na Arena Spatak, em Moscou, e, às 16h, em Kaliningrado, jogam Croácia e Nigéria.
O Brasil estreia no domingo (17), às 15h, contra a Suíça, na Arena Rostov. Neste mesmo dia, também pelo Grupo E, jogam Costa Rica e Sérvia, às 9h, em Samara. E pelo Grupo F, a atual campeã mundial Alemanha estreia contra o México, ao meio-dia, no Estádio Olímpico de Lujniki.