Acordar cedo, vestir o manto verde e amarelo, ligar a televisão e torcer muito. Este será o ritual de milhões de brasileiros na manhã desta sexta-feira (22), quando a Seleção encara a Costa Rica pela segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo da Rússia, em São Petersburgo. O empate na estreia diante da Suíça, por 1 a 1, obriga os canarinhos a conquistar uma vitória contra os costarriquenhos, que perderam para a Sérvia por 2 a 0.
Danilo sentiu lesão no quadril e Tite entra com Fágner na lateral direita
E um problema de última hora impedirá que Tite possa repetir a mesma esclação da estreia. O lateral-direito Danilo sentiu uma lesão muscular no quadril direito e foi vetado. Fágner, do Corinthians, será seu substituto. O lateral do Manchester City fez exames e, segundo o médico Rodrigo Lasmar, a contusão o impossibilita de entrar em campo. Ele já iniciou tratamento fisioterápico e seguirá em observação pelo departamento médico da Seleção Brasileira.
Recuperado das dores no tornozelo direito, o craque Neymar viajou com a delegação brasileira e está garantido na equipe titular, que será a mesma do jogo contra os suíços. E o técnico Tite confia numa boa atuação de seu camisa 10. “Todos os atletas têm a responsabilidade de serem coletivos e individuais. Alguns com características específicas. Do Neymar, não vou tirar a característica do transgressor, do último terço. Mas serve para os outros. Todos nós temos que potencializar a equipe, mas respeitar as características. Último terço? Vai dentro, finta. Característica do futebol brasileiro. Não vou retirar”, explicou.
O capitão da Seleção contra a Costa Rica será o zagueiro Thiago Silva. O jogador foi muito criticado no Mundial de 2014, no Brasil, por ter chorado antes da disputa dos pênaltis contra o Chile – nas quartas de final –, demonstrando fraqueza para usar a tarja. “Se pegássemos todo mundo que foi criticado na última Copa, teríamos terra arrasada. E a vida, o futebol, não são assim. Coloquei coerentemente que havia uma série de atletas com maturidade suficiente para continuar esse rodízio. Thiago é um deles. Quando ele buscou a titularidade, não foi por nível baixo. Os três estavam jogando muito. Tem maturidade suficiente para saber da necessidade do resultado, mas antes da necessidade de desempenho”, justificou Tite.
Thiago Silva será o capitão da Seleção contra a Costa Rica
Antes de enfrentar a Costa Rica, a Seleção Brasileira focou no trabalho de finalizações. O objetivo é evitar os erros cometidos contra a Suíça, quando chances foram criadas e não aproveitadas com eficiência. Ainda mais que no gol dos costarriquenhos estará Navas, do campeão mundial de clubes Real Madrid.
JOGOS DE SEXTA - Pelo Grupo E, o do Brasil, em Kaliningrado, às 15h, a líder Sérvia encara a Suíça nesta sexta-feira (22). Com três pontos, os sérvios encaminham a classificação caso consigam derrotar os suíços, que têm um ponto. Ao meio-dia, pelo Grupo D, em Volgogrado, a Nigéria enfrenta a Islândia. Os islandeses têm um ponto e os nigerianos ainda não pontuaram na competição.
BRASIL X COSTA RICA
Local: Arena Zenit, em São Petersburgo
Data e horário: Sexta-feira (22/6), às 9h (de Brasília)
Brasil: Alisson, Fágner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus.
Técnico: Tite.
Costa Rica: Navas, Acosta, Giancarlo González e Óscar Duarte; Gamboa, Gusmán, Celso Borges, Venegas, Bryan Ruiz e Calvo; Ureña. Técnico: Óscar Ramírez.
Árbitro: Bjorn Kuipers; Assistentes: Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra (todos da Holanda).