Acordar cedo, vestir o manto verde e amarelo, ligar a televisão e torcer muito. Este será o ritual de milhões de brasileiros na manhã desta sexta-feira (22), quando a Seleção encara a Costa Rica pela segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo da Rússia, em São Petersburgo. O empate na estreia diante da Suíça, por 1 a 1, obriga os canarinhos a conquistar uma vitória contra os costarriquenhos, que perderam para a Sérvia por 2 a 0.

Danilo sentiu lesão no quadril e Tite entra com Fágner na lateral direita
E um problema de última hora impedirá que Tite possa repetir a mesma esclação da estreia. O lateral-direito Danilo sentiu uma lesão muscular no quadril direito e foi vetado. Fágner, do Corinthians, será seu substituto. O lateral do Manchester City fez exames e, segundo o médico Rodrigo Lasmar, a contusão o impossibilita de entrar em campo. Ele já iniciou tratamento fisioterápico e seguirá em observação pelo departamento médico da Seleção Brasileira.
Recuperado das dores no tornozelo direito, o craque Neymar viajou com a delegação brasileira e está garantido na equipe titular, que será a mesma do jogo contra os suíços. E o técnico Tite confia numa boa atuação de seu camisa 10. “Todos os atletas têm a responsabilidade de serem coletivos e individuais. Alguns com características específicas. Do Neymar, não vou tirar a característica do transgressor, do último terço. Mas serve para os outros. Todos nós temos que potencializar a equipe, mas respeitar as características. Último terço? Vai dentro, finta. Característica do futebol brasileiro. Não vou retirar”, explicou.
O capitão da Seleção contra a Costa Rica será o zagueiro Thiago Silva. O jogador foi muito criticado no Mundial de 2014, no Brasil, por ter chorado antes da disputa dos pênaltis contra o Chile – nas quartas de final –, demonstrando fraqueza para usar a tarja. “Se pegássemos todo mundo que foi criticado na última Copa, teríamos terra arrasada. E a vida, o futebol, não são assim. Coloquei coerentemente que havia uma série de atletas com maturidade suficiente para continuar esse rodízio. Thiago é um deles. Quando ele buscou a titularidade, não foi por nível baixo. Os três estavam jogando muito. Tem maturidade suficiente para saber da necessidade do resultado, mas antes da necessidade de desempenho”, justificou Tite.
.jpg)
Thiago Silva será o capitão da Seleção contra a Costa Rica
Antes de enfrentar a Costa Rica, a Seleção Brasileira focou no trabalho de finalizações. O objetivo é evitar os erros cometidos contra a Suíça, quando chances foram criadas e não aproveitadas com eficiência. Ainda mais que no gol dos costarriquenhos estará Navas, do campeão mundial de clubes Real Madrid.
JOGOS DE SEXTA - Pelo Grupo E, o do Brasil, em Kaliningrado, às 15h, a líder Sérvia encara a Suíça nesta sexta-feira (22). Com três pontos, os sérvios encaminham a classificação caso consigam derrotar os suíços, que têm um ponto. Ao meio-dia, pelo Grupo D, em Volgogrado, a Nigéria enfrenta a Islândia. Os islandeses têm um ponto e os nigerianos ainda não pontuaram na competição.
BRASIL X COSTA RICA
Local: Arena Zenit, em São Petersburgo
Data e horário: Sexta-feira (22/6), às 9h (de Brasília)
Brasil: Alisson, Fágner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus.
Técnico: Tite.
Costa Rica: Navas, Acosta, Giancarlo González e Óscar Duarte; Gamboa, Gusmán, Celso Borges, Venegas, Bryan Ruiz e Calvo; Ureña. Técnico: Óscar Ramírez.
Árbitro: Bjorn Kuipers; Assistentes: Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra (todos da Holanda).