As quartas de finais da Copa do Mundo da Rússia foram definidas nesta terça-feira (3), com as classificações de Suécia e Inglaterra. Os suecos eliminaram a Suíça, ao vencê-la por 1 a 0, gol de Forsberg. O outro jogo, em Moscou, teve mais emoção e, após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, a vaga foi decidida nos pênaltis, com os ingleses levando a melhor por 4 a 3.
Em São Petersburgo, a Suécia marcou com Forsberg, aos 20 minutos do segundo tempo, e carimbou a sua classificação para as quartas de final, o que não ocorria há 24 anos, na Copa de 1994, vencida pelo Brasil, nos Estados Unidos. O jogo foi muito truncado e o meia belga aproveitou a única chance que teve para chutar de pé direito, a bola resvalou no zagueiro adversário Akanki e enganou o goleiro Sommer.
Forsberg comemora com seus companheiros o gol da classificação
O árbitro de vídeo evitou que a Suécia tivesse um pênalti marcado a seu favor. Após consultar o VAR, o árbitro esloveno Damir Skomina marcou a falta fora da área e expulsou o suíço Lang, que no lance empurrou Olsson. Toivonen cobrou a falta com força, e o goleiro suíço espalmou a bola, no último lance do jogo.
Em Moscou, outro jogo muito disputado. De pênalti, a Inglaterra fez 1 a 0, aos 11 minutos do segundo tempo. Sánchez agarrou e derrubou Harry Kane na área. Ele mesmo cobrou, abrindo o placar. O jogo seguiu catimbado até que aos 47 minutos, após cobrança de escanteio, Mina subiu mais que todo mundo e cabeceou para empatar a partida: 1 a 1.
Kane marcou seu sexto gol e é o artilheiro da Copa da Rússia
O placar seguiu inalterado na prorrogação e a decisão foi para os pênaltis. Nas três oportunidades em que decidiu uma vaga nos pênaltis, a Inglaterra se deu mal - na semifinal de 1990, derrota para a Alemanha, por 4 a 3; nas oitavas de final de 1998, o mesmo placar para a Argentina; e nas quartas de final de 2006, 3 a 1 para Portugal.
Só que desta vez, os ingleses se deram bem, apesar do susto. Falcao Garcia e Harry Kane converteram as suas cobranças. Cuadrado, Reshford e Muriel também. Ospina pegou a cobrança de Henderson. Mas Uribe chutou a bola no travessão. Trippier converteu e deixou a disputa empatada por 3 a 3. Bacca bateu e Pickford defendeu com a mão direita. Dier cobrou no canto direito de Ospina, que ainda tocou a mão, mas a bola entrou e garantiu a vitória da Inglaterra por 4 a 3.
QUARTAS DE FINAL
Sexta-feira (6 de julho)
11h – Uruguai x França, em Nizhny Novogorod
15h – Brasil x Bélgica, em Kazan
Sábado (7 de julho)
11h – Suécia x Inglaterra, em Samara
15h – Rússia x Croácia, em Sochi