Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

Alessandro Matos atuará como árbitro de vídeo

04/07/2018 às 18:37 | Comunicação

Laureado assistente baiano finaliza curso para o uso do VAR na Copa do Brasil 2018

#

Com uma trajetória destacada na arbitragem mundial, o assistente Alessandro Rocha Matos, da Federação Bahiana de Futebol (FBF), se prepara para mais um grande desafio na carreira. Há 18 anos no quadro da FIFA, ele espera repetir o bom desempenho numa função que é destaque da arbitragem na Copa do Mundo da Rússia: o árbitro de vídeo. 

“Em primeiro lugar, eu fico muito feliz com a oportunidade de poder alcançar essa tecnologia na arbitragem. O VAR só vem pra ajudar. Creio que a experiência de campo vale bastante, mas é preciso trocar o chip. É algo diferente. Tem que manter a tranquilidade para poder ajudar e não causar dano à partida”, ressaltou Alessandro Matos, que participa do 2º Curso de Capacitação para Árbitros Assistentes de Vídeo, em Águas de Lindóia (SP).

A experiência adquirida ao longo da carreira vem contribuindo diretamente na assimilação da nova tecnologia por parte da arbitragem brasileira. Ao todo, 32 árbitros do quadro da CBF foram selecionados para a etapa final de preparação para o uso do VAR na Copa do Brasil 2018.

Ciente da necessidade de mudar a perspectiva ao assumir o posto de árbitro vídeo, o assistente da Federação Bahiana ressaltou a importância do curso de capacitação. Segundo Alessandro, a semana de atividades no interior paulista dará mais segurança no momento de recorrer ao auxílio da tecnologia.

 “Esse curso aqui é de fundamental importância. É preciso destacar o trabalho de excelência que é feito pelos instrutores que estão aqui desde 18 de junho. Eles que estão empenhados aqui dia e noite neste trabalho que é muito importante para o futebol brasileiro. A gente tem que transferir nossa experiência do campo para o vídeo. Eu acho que, como tudo novo, necessitamos de treinamento e prática”, avaliou Alessandro.

O assistente baiano elegeu o principal benefício que o VAR agregará ao jogo. “O VAR será de fundamental importância. Porque vai dar mais justiça ao futebol. Nós estamos ali com toda a intenção de acertar, procuramos o 100% de acerto, mas somos humanos e podemos cometer algum erro. O VAR vai estar lá para poder corrigir o erro e proporcionar mais justiça no resultado da partida”.

Para estarem aptos a atuar com a ferramenta nas quartas de final da Copa do Brasil 2018, os participantes são submetidos a treinamentos teóricos e práticos durante oito dias de imersão total. Organizado pela Comissão de Arbitragem da CBF, em parceria com a Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF), o atual ciclo no Eco Resort Oscar Inn tem o objetivo de reforçar o protocolo estabelecido pelo IFAB (International Football Association Board) e capacitar os alunos para o utilização do sistema de vídeo.

O 2º Curso de Capacitação para Árbitros Assistentes de Vídeo se encontra na reta final. Composta por oito duplas de árbitros e assistentes, a última turma encerra as atividades no próximo domingo (8). 

Com informações da CBF - Fotos: João Moretzshon/CBF