Sem distinção de raça ou classe social, o futebol é responsável por levar alegria e emocionar milhões de pessoas no Brasil. Sua importância é tão relevante no país que não é exagero considerá-lo o esporte de todos os brasileiros.
Por isso foi instituído há 34 anos, pela antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual CBF, o Dia Nacional do Futebol. A escolha do dia 19 de julho para comemorar a data foi uma homenagem ao clube mais antigo em atividade no país, Sport Club Rio Grande, da cidade gaúcha de Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900. O clube foi criado pelo alemão Johannes Minnemann.
Na Bahia, o Esporte Clube Vitória aparece como o mais antigo do estado e um dos mais antigos do Brasil. Apesar de fundado em 1899, o Rubro-Negro iniciou sua história como clube de Cricket Victória. O Leão só adotou o futebol como sua modalidade esportiva em 1902, após o Rio Grande.
História - O futebol chegou ao Brasil nos pés do paulista Charles William Miller. Após um período de estudos na Inglaterra, ele desembarcou no país, em 1894, e trouxe na bagagem duas bolas, objetos até então desconhecidos dos brasileiros.
Mas, a história logo mudou. Foram surgindo clubes e Ligas de Futebol dos Estados, que deram origem aos primeiros campeonatos. Na Bahia, a Liga Estadual foi criada em 1905, com o nome de Liga Bahiana de Sports Terrestres.
Oito anos depois, em 1913, passou a se chamar Federação Bahiana de Futebol, entidade máxima do esporte no estado e que neste ano completa 105 anos de fundação.
O presidente Ednaldo Rodrigues celebra junto a todos os clubes filiados e a todos os baianos apaixonados pelo futebol o dia nacional do esporte que mais une e emociona o povo brasileiro.