Responsável por levar informações às casas de milhões de pessoas sem ser visto, o radialista é o grande elo entre os acontecimentos e o cidadão. É um dos profissionais mais importantes para o aprofundamento da democracia em uma nação.
Para muitos brasileiros, eles são considerados irmãos, conselheiros ou até companheiros de cada dia. É com essa destacada importância na sociedade que o profissional do rádio comemora, neste 21 de setembro, o dia da profissão no Brasil.
Ser um radialista não é tarefa fácil, como muitos acreditam. Para obter sucesso na atividade, é preciso ter habilidade de prender a atenção do ouvinte para que escute um programa de entretenimento, a narração de um jogo de futebol ou as notícias do dia a dia.
Essa tarefa pode ser dividida em diversas áreas no exercício da função. Além da locução, cabe ao radialista a apresentação, sonoplastia, produção de programas, tanto de rádio quanto de TV, direção entre outros.
Neste dia tão importante para o profissional, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) parabeniza o Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade do Estado da Bahia (Sinterp-BA) e todos os radialistas e cronistas desportivos que contribuem, direta ou indiretamente, para o sucesso do futebol baiano.