24/09/2018 às 17:36 | Comunicação
Outro nordestino, o baiano Daniel Alves, integra a seleção da temporada no futebol mundial
O futebol brasileiro mais uma vez ganha destaque no cenário mundial com a eleição pela sexta vez da alagoana Marta como melhor jogadora de futebol da temporada 2018, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (24), em Londres, na Inglaterra. Ela também ficou com o prêmio oferecido pela FIFA em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010..
Além da Seleção Brasileira, Marta, de 32 anos, joga atualmente pelo Orlando Pride, dos Estados Unidos. “Eu só tenho a agradecer. Primeiro a Deus... às minhas companheiras, tanto do meu clube quanto da Seleção. Às pessoas que estão comigo constantemente me dando suporte... Isso é fantástico. Momento mágico, obrigado”, disse a jogadora, bastante emocionada, após superar a norueguesa Ada Hegerberg e a alemã Dzsenifer Maroszján, ambas do Lyon, da França.
O Brasil tem mais oito prêmios no masculino: Ronaldo Fenômeno (3), Ronaldinho Gaúcho (2), Rivaldo, Romário e Kaká, um cada. No masculino, este ano, o vencedor foi o croata Luka Mödric, jogador do espanhol Real Madrid, vice-campeão este ano da Copa do Mundo da Rússia, escolhido também o melhor atleta desta competição. Ele superou o egípcio Salah, que ganhou o Prêmio Puskas de gol mais bonito, e o português Cristiano Ronaldo, vencedor nas últimas três edições do principal Prêmio.
Dois brasileiros integram a Seleção da temporada: o baiano Daniel Alves, lateral-direito do Paris Saint-Germain, e o carioca Marcelo, lateral-esquerdo do Real Madrid. Os outros escolhidos foram De Gea (goleiro), Varane e Sérgio Ramos (zagueiros), Mödric, Kanté e Hazard (meio-campistas), Messi, Mbappé e Cristiano Ronaldo (atacantes).
O técnico vencedor do Prêmio da Fifa foi o francês Didier Deschamps, campeão da Copa do Mundo da Rússia com a seleção de seu país. O alemão Lennart Thy, jogador do Venlo, foi o vencedor do Prêmio Fair Play. Ele perdeu um jogo de sua equipe para doar sangue e ajudar um paciente que sofria de leucemia.
A Federação Bahiana de Futebol parabeniza o baiano de Juazeiro, Daniel Alves, por mais um importante prêmio em sua vitoriosa carreira, bem como a também nordestina Marta, que em abril conquistou a Copa América com a Seleção Brasileira, assegurando a classificação à Copa do Mundo da França e também aos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Foram 14 indicações de Marta e, com o sexto troféu conquistado, ela se isola como a maior vencedora do prêmio, deixando para trás Messi e Cristiano Ronaldo, que têm cinco troféus cada.
Fotos: Associated Press