Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

FBF realiza 4º treinamento integrado físico e técnico para árbitros

01/10/2018 às 14:56 | Comunicação

Profissionais do quadro nacional voltaram a e reunir com a CEAF-BA

#

No último sábado (28), a Federação Bahiana de Futebol voltou a reunir os árbitros baianos do quadro nacional. Os profissionais participaram do 4º treinamento integrado físico e técnico com a Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia.
 
O encontro, desta vez, aconteceu no Estádio de Pituaçu. Entre 15h e 19h, os árbitros centrais e assistentes assistiram a uma palestra dos instrutores Belmiro da Silva e Ademilton Piedade Carigé e participaram de atividades e simulados em campo.

"Eles foram bastante exigidos, tanto fisicamente como tecnicamente, no controle do jogo usando velocidade, movimentação, arranque e aceleração, finalizando com tomada de decisão no controle da área penal, com um trabalho em equipe", explicou Belmiro da Silva.
 
No local, os árbitros também apresentaram trabalhos em grupos, desenvolvidos pelo instrutor Ademilton Carigé. Cada grupo de estudo realizou sua apresentação em sete minutos.

 

"Buscamos desenvolver um trabalho que mobilizasse todos os árbitros centrais e árbitros assistentes, no sentido de que todos pudessem fazer um estudo dos trabalhos desenvolvidos pelos instrutores Físicos da ENAF/CBF. Fizemos um simulado de todos os exercícios de avaliação desenvolvidos pelo instrutor físico. No trabalho técnico, usamos bastante as valências físicas como: Resistencia, força, flexibilidade, arranque, velocidade, cobrando um bom posicionamento, colocação em campo, corrigindo o gestual, sinalizações convencionais, postura com a bola em jogo e fora de jogo, mecânica da arbitragem durante o jogo, contato visual, tomada de decisão correta em lances ajustados, lances de faltas táticas e faltas principalmente próximas à área penal, postura do árbitro durante toda a partida e uma aproximação de critérios na aplicação das Regras, como orienta a ENAF/CBF e a IFAB/FIFA", destacou o instrutor técnico.

 

Ao final do treinamento, os profissionais puderam tirar dúvidas com os instrutores. "Fizemos uma reflexão de que é necessário esse treinamento para a melhoria da qualificação dos nossos árbitros, tanto na parte física como na técnica. Esse treinamento é de grande importância para a aproximação de critério dos árbitros da Bahia e do Brasil, em todas as divisões. Com ele podemos atualizar os árbitros experientes e capacitar os emergentes para o cenário nacional de forma padronizada", encerrou Belmiro da Silva. 

Os árbitros voltam a se reunir com a CEAF-BA neste mês de outubro, quando mais dois treinamentos integrados serão realizados pela FBF.