01/11/2018 às 14:56 | Comunicação
Evento será realizado em Salvador e tem o apoio da Federação Bahiana de Futebol
Com objetivo de criar um protocolo de atuação das forças policiais especializadas em segurança nos estádios, o Ministério do Esporte realizada em Salvador, entre 3 e 6 de dezembro, o curso de Avaliação de Riscos para Estádios de Futebol. O evento tem o apoio da Federação Bahiana de Futebol.
Promovido em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), o curso também é direcionado para federações de futebol do país, para que atuem de maneira integrada, sistematizada, padronizada e eficaz no combate à violência nas arenas de futebol, com vistas aos jogos do campeonato brasileiro, bem como para Copa América 2019, a ser disputada no Brasil.
O curso foi idealizado pela Coordenação-Geral de Governança, Gestão e Segurança em Eventos Esportivos (Coges) do Ministério do Esporte, que tem como coordenador geral o ex-árbitro da FIFA e coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Aristeu Leonardo Tavares.
Nesta quinta-feira (1º), Aristeu Tavares esteve na Capital baiana, onde realizou uma palestra na sede da FBF. Marcaram presença o vice-presidente da entidade, Ricardo Lima; a diretora de competições, Taíse Galvão; o coronel da Polícia Militar da Bahia e consultor de segurança da Arena Fonte Nova, Nilton Regis Mascarenhas; o comandante do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), Coronel Saulo Roberto; o gestor do Estádio de Pituaçu, Hélio Ferraro; o gestor de segurança do Estádio Manoel Barradas, Bruno da Hora; e delegados técnicos da FBF.
No local, o coordenador apresentou detalhes sobre o projeto. O curso terá a mesma metodologia do plano de avaliação de risco implementado pela ABIN nos grandes eventos esportivos realizados no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
O público alvo é formado por representantes dos órgãos envolvidos na segurança e gestão dos estádios nos estados da Bahia, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Espírito Santo. Na oportunidade, Policiais Militares, delegados das federações de futebol e gestores serão capacitados e receberão um certificado ao final do curso.