Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

Presidente da CEAF participa de curso da IFAB

19/11/2018 às 17:34 | Comunicação

Dirigentes do órgão da FIFA fazem visita técnica, no Rio, para falar sobre o VAR

#

O presidente da Comissão Estadual de Árbitro de Futebol da Bahia (CEAF/BA), Vidal Cordeiro, está representando a Federação Bahiana de Futebol na visita técnica dos dirigentes da IFAB (International Football Assiciation Board), órgão da FIFA que regulamenta as regras no futebol. O evento começou nesta segunda-feira (19) e termina na quarta-feira (21), no Hotel Windsor Marapendi, no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Os dirigentes da IFAB / FIFA, Sebastian Runge e Dirk Schlemmer, abordarão os seguintes tópicos: introdução e experiências da CBF; requisitos IAAP (Programa de Assistência e Aprovação de Implementação de VAR – Árbitro de Vídeo); requisitos para formação e treinamento de árbitros; primeiras considerações; equipe do projeto e instalação do projeto; implementação da tecnologia, melhores práticas; experiência durante a Copa Mundial FIFA, desafios; comunicação; assuntos jurídicos; aspectos financeiros; finalizando com perguntas e respostas.


Vidal Cordeiro, presidente da CEAF-BA

Este curso é voltado para os presidentes de Comissão de Arbitragem, cujos os estados, a exemplo da Bahia, irão utilizar a tecnologia do árbitro de vídeo em seus campeonatos estaduais, a partir do próximo ano.

Posteriormente, Vidal Cordeiro irá transmitir todas essas novas determinações para o quadro de árbitros da Bahia. E a FBF, através do seu site, também informará ao público. Independentemente das ações promovidas pela CBF, a Federação Bahiana de Futebol treinamento integrado físico e técnico para os árbitros do quadro nacional. Uma nova etapa do projeto aconteceu no último dia 9 de novembro, no Estádio de Pituaçu.

Foram promovidos simulados em campo para árbitros centrais e assistentes. A turma ainda apresentou trabalhos em grupos de estudo. Os treinamentos integrados continuarão sendo realizados em dois encontros por mês, com árbitros do quadro da CBF.