13/12/2018 às 11:53 | Comunicação
Trabalhos da 1ª turma foram iniciados na manhã desta quinta (13)
Neste dia 13 de dezembro, data em que é comemorado o dia de Santa Luzia, padroeira dos árbitros, a Federação Bahiana de Futebol deu início à XV Pré-temporada dos Árbitros de Futebol da Bahia. A primeira turma deu a largada à preparação da arbitragem para a temporada 2019 do futebol estadual e brasileiro.
O total de 50 profissionais foi convocado, sendo 25 árbitros centrais e 25 assistentes. Eles se apresentaram na sede da Federação Bahiana de Futebol no início da manhã, para o credenciamento e entrega dos exames médicos.
Às 8h40 foi servido um Coffe Break de recepção aos participantes, que se confraternizaram antes do início dos trabalhos. Em seguida, o presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (CEAF-BA), Vidal Cordeiro Lopes, apresentou a equipe de palestrantes que comandará o evento.
Enviado pela CBF, Antônio Pereira da Silva (FIFA Futuro III) será mais uma vez o instrutor do curso. Além de Vidal, ele também terá a companhia do instrutor técnico RAP FIFA Futuro III e membro da CEAF-BA, Carlos Alberto Vila Nova; do instrutor FIFA Futuro III e vice-presidente da CEAF-BA, Kleber Moradillo da Silva; e dos membros e instrutores da CEAF-BA, Ademilton Piedade Carigé e Arnaldo Menezes. Completa a relação de palestrantes, ainda, o auditor presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJDF-BA), Hélio Menezes Santos Junior.
Após a apresentação, os árbitros foram submetidos à avaliação teórica, chamada de Trívia, sobre as regras. Ao final do exame, a turma recebeu a visita do presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues; do vice-presidente Ricardo Lima, que assumirá a entidade a partir de 16 janeiro; e do presidente de honra da CEAF-BA, Wilson Paim.
Os dirigentes realizaram a abertura oficial da Pré-temporada. "Começa aqui mais uma Pré-temporada. Destaco mais uma vez a importância do evento e dos treinamentos. O árbitro que estiver bem preparado, treinado, vai atuar. Um árbitro que não participa de treinamentos não tem como ser escalado. Desejo sucesso a todos em 2019. Deixarei o comando da entidade e Ricardo assumirá em 16 de janeiro. A partir do dia 23, inicio uma das minhas jornadas na CBF, que é coordenar um grupo de trabalho pela melhoria no calendário do futebol brasileiro”, disse o presidente.
Ricardo Lima desejou sucesso aos profissionais. "Espero que possam absorver o máximo dessa Pré-temporada para que tenhamos sucesso no Baianão. Faremos as melhorias necessárias para a arbitragem, junto com essa Comissão, que tem respaldo. Quero trabalhar com aqueles que queiram trabalhar, que queiram crescer. Temos que seguir esse pensamento, de união”, declarou o futuro mandatário da FBF.
Já Paim destacou seu contentamento de ver o quadro de arbitragem da Bahia em evolução. “É uma alegria estar com vocês depois de tanto tempo. Fico feliz de ver o trabalho que iniciamos tendo sequência”, afirmou sob aplausos dos presentes.
Após os discursos, Ednaldo Rodrigues anunciou os nomes dos novos integrantes do quadro de arbitragem da CBF, a partir de 2019. Passam a fazer parte do quadro nacional os assistentes Jefferson Abel Ferreira Lima, Antonielson Jesus da Silva e Bruno da Paixão; e os centrais Hebert Roberto Lisboa Costa e Eziquiel Sousa Costa, que retorna ao quadro.
À tarde, os árbitros se apresentaram no Estádio de Pituaçu. Lá, foi realizado o Teste Físico, conhecido como FIFA Test, tendo sido aplicado pelo instrutor da CEAF-BA, Ademilton Piedade Carigé.
“O FIFA Test para árbitros consiste de dois testes. No primeiro são exigidas habilidade RSA (por sua sigla em inglês), repetindo os tiros de 40 metros. O segundo teste avalia a capacidade do árbitro para realizar uma série de corridas de alta intensidade através de 75 m, intercalada com 25 metros a pé. Entre o teste 1 e teste 2, o tempo de recuperação é de 6 a 8 minutos, no máximo”, explicou Carigé.
Para os árbitros assistentes, os testes são divididos em três provas. “Na primeira, que é de agilidade (CODA, por sua sigla em inglês), avalia a capacidade do árbitro assistente em mudar de direção. A segunda é o teste de velocidade (RSA, por sua sigla em Inglês), que mede a capacidade do árbitro assistente para repetir tiros de 30 m. A terceira é o teste intervalado, que avalia a capacidade do árbitro para fazer uma série de tiros de 75 m, incluindo intervalos de caminhadas intercaladas de 25 m”, falou o instrutor da FBF.
* Atualização da matéria realizada às 14h22 do dia 14/12
CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO 1º DIA
Fotos: Carlos Santana / FBF