Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

FBF inicia 15ª Pré-Temporada para a segunda turma

20/12/2018 às 14:57 | Comunicação

Profissionais da arbitragem baiana serão submetidos a testes teóricos e físicos

#
A 15ª Pré-Temporada dos Árbitros de Futebol da Bahia começou na manhã desta quinta-feira (20), no auditório da Federação Bahiana de Futebol, para a segunda turma, composta de 30 árbitros centrais e 20 assistentes. Até o próximo sábado (22), eles serão submetidos a avaliações visando a temporada 2019 do futebol brasileiro e estadual.

Os testes serão coordenados pelo Instrutor FIFA Futuro III, Márcio Verri Brandão, que terá o auxílio de membros da Comissão Estadual de Árbitro de Futebol de Bahia (CEAF/BA). Serão feitas avaliações teóricas e práticas, com a aplicação do FIFA Test, no Estádio de Pituaçu.

O presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, e o vice-presidente Ricardo Lima deram as boas- vindas aos profissionais da arbitragem baiana, desejando sucesso nos testes. Também compuseram a mesa da abertura da Pré-Temporada, o instrutor Márcio Verri e os membros da CEAF-BA, Vidal Cordeiro Lopes (presidente), Kléber Moradillo, Carlos Alberto de Souza Vila Nova e Arnaldo Pinto Menezes.

“Em nome da CBF, eu quero agradecer pela presença de todos nesta pré-temporada. Márcio Verri leve meu abraço ao Coronel Marinho e demais membros da Comissão Nacional de Arbitragem, que estão sempre em sintonia com a CEAF-BA para a realização deste importante trabalho. Ele serve para avaliar como estão nossos árbitros e assistentes, visando o aproveitamento deles no quadro nacional”, afirmou Ednaldo.

Para comprovar a preocupação que sempre teve em qualificar a arbitragem baiana, Ednaldo Rodrigues citou a sua intervenção junto à CBF e à CONAF para que árbitros experientes como Jailson Macêdo Freitas, à época com 45 anos, pudesse continuar desempenhando as suas atividades, já que estava em boas condições físicas, técnicas e psicológicas.

“Sempre trabalhamos com uma unidade, uma padronização. Se não tiver um alinhamento nesse sentido, perde-se o objetivo de consagrarmos uma arbitragem eficiente. Desejo a vocês sucesso nesta pré-temporada, que todos tenham um bom desempenho no teste físico e aproveitem também a parte teórica do curso. Um feliz Natal e um próspero 2019 para todos”, completou o presidente da FBF.

A partir de 16 de janeiro de 2019, Ricardo Lima assume a presidência da FBF e a arbitragem continuará tendo um tratamento especial da entidade. “Vamos estar iniciando um novo ciclo, onde pretendo trabalhar com aqueles que tenham comprometimento. Se tiver de contratar psicólogo nós vamos fazê-lo, bem como investir na parte técnica com a implantação da súmula eletrônica. Não tenho medo da renovação, até porque eu faço parte disto. Porém, quem tem mais idade, não quer dizer que não tenha ideias novas. Cada um sabe de seus deveres e todos querem o bem do futebol baiano”, falou.

E Ricardo ressaltou que a CEAF terá respaldo para tratar dos assuntos da arbitragem, tendo um canal direto com a FBF. “Por fim, quero desejar a todos um Natal de muita paz e um ano novo repleto de realizações. Que todos possam lograr êxito nos testes, visando a próxima temporada”, concluiu o futuro presidente da FBF.

ATIVIDADES – O presidente da CEAF-BA, Vidal Cordeiro, e o instrutor Márcio Verri, iniciaram pela manhã a atividade teórica da Pré-Temporada, chamada de Trívia.

À tarde, das 15h às 18h30, o instrutor Márcio Verri e demais membros da CEAF-BA, com apoio de funcionários do departamento de arbitragem da FBF, aplicaram o Test FIFA para avaliação dos 50 profissionais de arbitragem.

Nesta sexta-feira (21), pela manhã, as atividades teóricas serão novamente realizadas no auditório da FBF. O instrutor FIFA Futuro III, Ademilton Piedade Carigé, vai proferir a palestra com o tema “O treinamento físico do árbitro de futebol”.

Márcio Verri será o responsável pela palestra com o tema: “Instruções e Orientações sobre a Regra 12 – Aplicação do Vídeo Teste da Regra 12 (Mão na bola e Faltas Táticas) – Correção do Vídeo Teste”.

À tarde, no CT do Estádio Manoel Barradas, serão realizadas atividades práticas com Márcio Verri, Kléber Moradillo e Ademilton Piedade Carigé.
 
CALENDÁRIO – São 17 competições que formam o calendário da Federação Bahiana de Futebol, algumas promovidas por outros órgãos, como a Copa 2 de Julho, da Sudesb, e a Copa Record, que servem para colocar em atividade os profissionais da arbitragem baiana.

A primeira competição a ser disputada em 2019 é o Campeonato Baiano da Série A, de 19 de janeiro a 21 de abril. Depois tem a Série B do Baianão, que começa em 9 de março, e o Campeonato Baiano Sub-20 terá início em 24 de fevereiro.

Confira abaixo a galeria de fotos:

Galeria


Fotos: Carlos Santana / FBF