12/02/2019 às 14:36 | Comunicação
O inglês autor da "defesa do século" numa cabeçada do Rei Pelé, na Copa do Mundo de 1970, estava com 81 anos
O mundo do futebol perdeu nesta terça-feira (12) uma de suas maiores lendas: o goleiro inglês Gordon Banks, aos 81 anos. Campeão mundial em 1066, ele foi o responsável pela defesa do século na Copa do Mundo de 1970, no México, ao evitar o gol numa cabeçada do Rei Pelé, no dia 7 de junho, no Estádio Jalisco, em Guadalajara.
Em mensagem em sua conta oficial no Twitter, Pelé escreveu que Banks, se ainda estivesse jogando até hoje, seria um dos melhores. E ainda deixou a seguinte mensagem: "Descanse em paz, meu amigo".
Banks com Pelé e a foto da defesa do século (Getty Imagens)
Gordon Banks morreu depois de uma longa batalha contra um tumor nos rins. A notícia surgiu na imprensa inglesa e foi confirmada pelo Stoke City, ex-clube do arqueiro, que anunciou a morte de Banks nas redes sociais após contato com a família, que apontou que o ídolo inglês "morreu tranquilamente durante a noite".
Banks nasceu na cidade de Sheffield, no Reino Unido, em 30 de dezembro de 1937. Entre 1963 e 1972, ele fez 73 partidas pela Inglaterra, onde viveu o ápice na Copa do Mundo de 1966, em seu país, onde o English Team conquistou seu único título mundial na história.