29/04/2019 às 16:09 | Comunicação
Profissionais que cobrem Bahia de Feira, Fluminense, Jacuipense e Juazeirense devem ficar atentos
A Federação Bahiana de Futebol comunica aos profissionais de imprensa que o credenciamento para jogos da Série D do Brasileirão 2019 será feito pela entidade. A decisão é da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Para todos os jogos de Bahia de Feira, Fluminense de Feira, Jacuipense e Juazeirense será exigido o cadastramento dos profissionais que trabalharão no campo de jogo. Para tanto, a crônica esportiva da Bahia deve acessar a página de credenciamentos no site oficial da FBF. O modelo será o mesmo já utilizado nas Séries A e B do Baianão.
Para a primeira rodada da competição, o credenciamento já está disponível. Devido ao feriado do dia do trabalhador, na próxima quarta-feira (1º), o prazo para os jogos Jacuipense x ASA-AL e Fluminense de Feira x Salgueiro-PE será estendido até às 18h de quinta-feira (2). Os confrontos acontecem no domingo (5).
Já para as demais rodadas, o credenciamento será encerrado sempre 48h úteis antes das partidas. Portanto, com os jogos acontecendo em finais de semanas (sábado ou domingo), o credenciamento se encerra às 18h de quarta-feira.
O total de profissionais estabelecido para a ocupação do entorno do gramado é de:
I. Até 30 (trinta) radialistas;
II. Até 30 (trinta) fotógrafos;
III. Até 20 (vinte) profissionais por emissora de TV transmitindo “ao vivo”, cabendo à emissora de retransmissão apenas 10 (dez) coletes;
IV. Até 3 (três) profissionais por clube.
Os pedidos de credenciamento não conferem o credenciamento em si, devendo os solicitantes aguardar a confirmação ou a negativa por e-mail.
As equipes de reportagem de TV devem ser compostas por até 3 (três) integrantes: o repórter, o cinegrafista e o auxiliar. As agências, jornais, portais e revistas podem solicitar credenciamento para até 2 (dois) fotógrafos por partida, de acordo com atualização da diretriz técnica da CBF.
Os clubes fazem jus ao acesso de até 3 (três) profissionais de mídia para o gramado. As rádios que estiverem transmitindo a partida “ao vivo” podem solicitar credenciamento para até 3 (três) profissionais: 2 (dois) repórteres e 1 (um) auxiliar/técnico, sendo autorizada apenas a permanência dos repórteres no gramado. Em caso de identificação de um número de profissionais superior ao permitido por veículo, a FBF irá considerar os primeiros credenciamentos recebidos. Os demais serão reprovados.
Vale lembrar que profissionais comentaristas e narradores de emissoras de rádio e TV, além dos repórteres de sites, jornais, revistas e agências não têm acesso ao gramado. Estes devem acessar o estádio pelo portão de imprensa e si dirigirem à Tribuna de Imprensa ou cabines de transmissões.
A utilização dos coletes distribuídos para acesso ao entorno do gramado é obrigatória para todos os profissionais durante toda a partida. Fica conferida às equipes TV de reportagem “ao vivo” a prerrogativa de retirar os coletes nas entrevistas do intervalo e ao final das partidas.
A retirada do colete, bem como o acesso ao local de trabalho deverá ocorrer a partir de 3 horas de antecedência, encerrando 30 minutos antes do início da partida. Os profissionais que se apresentarem após o período determinado somente terão acesso à tribuna de imprensa.
A página do credenciamento fica localizada no portal fbf.org.br, logo abaixo do FALE CONOSCO, como mostra a imagem abaixo. Basta clicar em "CREDENCIAMENTO" e em seguida escolher a competição, rodada e a partida. Dúvidas devem ser tiradas por meio do e-mail comunicacao@fbf.org.br.