14/09/2024 às 11:00 | Comunicação
Entidade foi criada em 14 de setembro de 1913
Uma história de sucesso! Há 111 anos iniciava a trajetória de uma das maiores entidades esportivas do país. Em 14 de setembro de 1913 foi fundada a Federação Bahiana de Futebol.
Uma das federações mais antigas do país, a FBF se fortaleceu e se modernizou ao longo dos anos. Hoje é uma das entidades mais respeitadas do Brasil.
Mas, essa trajetória de sucesso foi iniciada muito antes da sua fundação. Ainda em 1901, com a chegada do futebol à Bahia, pelas mãos do jovem estudante José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza Ferreira, começou a ser pavimentado o caminho para o surgimento da entidade.
Foi no antigo Campo da Pólvora, em Salvador, que a bola começou a rolar no estado. Com regras trazidas da Europa, o esporte conheceu seus primeiros clubes na Bahia. O primeiro deles foi o Club Internacional de Cricket, em 1903, e dedicado exclusivamente ao futebol. O Club de Cricket Victória, atual Esporte Clube Vitória, foi fundado antes, em 1899, mas passou a praticar o futebol também em 1903.
Já a primeira partida oficial foi entre Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe. O futebol, então, caiu nas graças da população e com isso surgiu a necessidade de criação de uma entidade para organizar os jogos. Foi aí que, em 1904, foi criada a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST).
A LBST realizou o primeiro Campeonato Baiano em 1905, mas, oito anos depois, em 1913, passou por uma série de dificuldades e acabou fechada. No mesmo, a lacuna foi preenchida com a fundação da Federação Bahiana de Futebol.
Nestes 111 anos, foram milhares de campeonatos realizados e diversos projetos desenvolvidos para o fomento do esporte mais amado do país nos quatro cantos da Bahia. Campeonato Baiano Série A, Campeonato Baiano Série B, Campeonato Baiano Sub-20, Campeonato Baiano Sub-15 e Sub-17, Campeonato Baiano Feminino, Copa Governador do Estado, Torneio Seletivo e Campeonato Intermunicipal Ednaldo Rodrigues Gomes criados e organizados pela FBF.
Este último leva o nome do seu ex-presidente, Ednaldo Rodrigues, que hoje preside a maior entidade do futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Foi justamente após a saída de Rodrigues que se iniciou a atual gestão da FBF.
Eleito pela primeira vez em 2018 e reeleito em 2022, Ricardo Lima comanda a entidade ao lado de uma Diretoria preparada. A FBF cresceu ainda mais e o resultado pôde ser conferido na sua principal competição. O Baianão se fortaleceu tanto que virou referência e chegou a liderou o ranking nacional de ocupação de estádios entre todas as competições do país no ano passado.
"Como faço a cada ano, não posso deixar de agradecer a quem contribui para esse sucesso. Agradeço a todos os nossos filiados, colaboradores, árbitros, membros do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia, profissionais de imprensa, torcedores e ex-presidentes que por aqui passaram e deram suas contribuições. Também não posso deixar de agradecer a parceiros importantes como o Governo do Estado, Prefeituras, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e à TVE. São 111 anos como referência para muitos no país, e os números comprovam isso. É uma data muito importante para mim, e com certeza para todo o futebol baiano. Tenho uma vida na FBF. Entrei aqui como estagiário e hoje ocupo o maior cargo, que é a presidência. A melhor forma de retribuir por essa trajetória é me dedicando a cada dia para o sucesso da entidade. Continuarei me empenhando muito para que possamos alcançar ainda mais vitórias. Obrigado a todos", disse o presidente Ricardo Lima.