Bem vindo(a) a Federação Bahiana de Futebol

A Copa é nossa! Brasil é escolhido país sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

17/05/2024 às 05:45 | Comunicação

Presidente da FBF, Ricardo Lima fez parte da delegação na Tailândia

#

Vai ter Copa! Pela terceira vez na história, o Brasil será sede de uma Copa do Mundo de futebol. Desta vez, o país receberá, de forma inédita, um mundial feminino.

A Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027 será realizada em solo brasileiro. A escolha aconteceu na madrugada desta sexta-feira (17), durante o 74ª Congresso da FIFA, em Bangkok, na Tailândia.

O Brasil superou a candidatura formada por Alemanha, Holanda e Bélgica por 41 votos de diferença. Foram 119 votos dos 207 possíveis para a candidatura brasileira, contra 78 para a dos países europeus. Quatro países não votaram.

Liderada pelo Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, a delegação brasileira presente no evento contou com a participação do Presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima. O dirigente da entidade baiana foi um dos delegados da CBF no Congresso, ao lado dos presidentes da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Bastos, e da Federação de Futebol do Espírito Santo, Gustavo Vieira.

Também fizeram parte da comitiva o ministro do Esporte, André Fufuca, Aline Pellegrino (vice-campeã mundial em 20027 e gerente de Competições Femininas da CBF), Kerolin (atacante da Seleção Brasileira), Formiga (única atleta a disputar sete Copas do Mundo da FIFA), as consultoras Valesca Araújo, Jacqueline Barros, Manuela Biz e o consultor Ricardo Trade.

"Agradeço a confiança de todos que participaram do Congresso da FIFA pela escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. Vivemos hoje um dia histórico em Bangkok. Essa é uma vitória do futebol feminino mundial. Garanto a todos vocês que o Brasil fará a melhor Copa do Mundo Feminina da história", disse Ednaldo Rodrigues.

"Essa decisão da Fifa anunciada nesta noite terá um grande impacto positivo no futebol feminino brasileiro e na vida de milhões de mulheres do Brasil. Além de investir na realização da Copa do Mundo, toda a cadeia produtiva do futebol feminino no Brasil e na América do Sul dará um imenso salto de desenvolvimento", acrescentou o Presidente da CBF.

Já Ricardo Lima não escondeu a emoção ao comemorar a escolha. "Estou muito feliz e emocionado por fazer parte desse momento histórico para o futebol brasileiro e mundial. Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo feminina será realizada na América do Sul. Não poderia deixar de ser no Brasil. Assim como fizemos uma grande Copa masculina em 2014, temos certeza de que faremos um grande mundial feminino em 2027. O Presidente Ednaldo Rodrigues está de parabéns pelo trabalho incansável em prol do fortalecimento do futebol feminino no país. Tenho certeza de que isso foi um fator importante para a escolha da sede. O Governo Federal e o Presidente Lula também estão de parabéns por terem dado total apoio para que essa vitória fosse conquistada. É uma vitória de todo o povo brasileiro, que merece muito", afirmou.

A 10 ª edição da Copa do Mundo Feminina terá 32 países e será disputada em dez cidades. Salvador, que foi destaque na Copa do Mundo masculina de 2014, ao sediar grandes e históricos jogos, é uma das candidatas com a Arena Fonte Nova, que ficou conhecida, justamente durante o mundial masculino, de "Fonte dos Gols".

Fotos: FIFA e Divulgação