14/11/2024 às 13:36 | Comunicação
FBF e clubes realizaram Conselho Técnico nesta quinta-feira (14), na sede da entidade
Ganhou forma nesta quinta-feira (14) mais uma edição do maior campeonato estadual do Norte/Nordeste. Os detalhes do Baianão 2025 foram definidos no Conselho Técnico, realizado na sede da Federação Bahiana de Futebol, em Lauro de Freitas-BA.
No local, a diretoria da entidade reuniu os representantes dos dez clubes participantes para discutir regulamento, fórmula de disputa e demais assuntos referentes ao campeonato. Disputarão a competição Atlético, Bahia, Barcelona, Colo-Colo, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Porto e Vitória. Colo-Colo e Porto foram campeão e vice-campeão, respectivamente, da Série B 2024 e conquistaram o acesso à elite.
Pela FBF, estiveram presentes o Presidente da entidade, Ricardo Lima, o Vice-Presidente, Manfredo Lessa, a Diretora de Competições, Taíse Galvão, o Diretor Administrativo e Financeiro, Marcelo Araújo, o Diretor de Registros e Transferências, Felipe Quadros, e o Presidente da Ceaf-BA, Jailson Macedo. Também sentaram à mesa o Diretor-Geral do Irdeb/TVE, Flávio Gonçalves, e o presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais da Bahia, Osni Lopes.
No encontro foram definidos todos os aspectos técnicos do estadual, como acesso, descenso e classificações às competições nacionais. Por maioria dos votos, os clubes decidiram pelo retorno da Copa Governador do Estado, ou competição que leve outro nome, ainda no primeiro semestre de 2025. Essa copa será iniciada no máximo 20 dias após a 1ª fase do Baianão e dará ao vencedor uma vaga na Copa do Brasil, também escolhida por maioria de votos.
Para que a copa aconteça, será necessária participação de, no mínimo, quatro clubes da Série A. Com a volta da competição, a FBF disponibiliza um calendário maior para os clubes, principalmente aqueles que não avançam à segunda fase do estadual e encerram suas atividades com apenas 40 dias em toda a temporada.
A fórmula - A fórmula será a mesma dos últimos anos. Já o período de disputa será de 11 de janeiro a de 23 ou 26 de março.
Os dez clubes irão compor um único grupo para a 1ª fase. Os jogos acontecerão em sistema apenas de ida e os quatro melhores colocados avançarão para a Semifinal, enquanto que os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série B de 2026.
Na Semifinal, os quatro clubes classificados serão divididos em dois grupos, de números 2 e 3, com a seguinte formação: Grupo 2 (1º do Grupo 1 x 4º do Grupo 1) e Grupo 3 (2º do Grupo 1 x 3º do Grupo 1). Nesta fase, eles se enfrentarão dentro de cada grupo, em jogos de ida e volta.
Os dois vencedores farão a final do campeonato e decidirão o título em duas partidas, de ida e volta. O Baianão 2025 terá o total de 13 datas, como estabelecido pelo Calendário do Futebol Brasileiro apresentado pela CBF.
Copa do Brasil - Campeão e vice-campeão garantirão as duas primeiras vagas na Copa do Brasil 2026. A 3ª vaga será do Campeão da Copa Governador do Estado, ou competição que receba outro nome, aprovada pelos clubes para ser iniciada em até 20 dias após a conclusão da 1ª fase do Baianão.
Copa do Nordeste - O campeão baiano terá direito à primeira vaga na Copa do Nordeste 2026. A segunda vaga será do clube mais bem posicionado do Estado no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Já a terceira vaga, na Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os clubes presentes na primeira e segunda vagas. Caso o clube da primeira vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Brasileirão, a terceira vaga será destinada ao clube com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF. As vagas na Copa do Nordeste são distribuídas de acordo com a deliberação da entidade nacional.
Brasileirão Série D - Terão direito às três vagas no Brasileirão Série D de 2026 os três clubes melhores colocados do Baianão que não sejam integrantes das outras séries do Campeonato Brasileiro.
VAR - O árbitro de vídeo (VAR) será utilizado nos jogos da Semifinal e da Final, assim como em 2024. Todos os custos ficarão com a FBF.
Arbitragem - Também seguindo o que já foi feito em 2024, a FBF manteve a isenção das taxas de arbitragem de toda a competição. Portanto, 100% da arbitragem do Baianão será custeada pela entidade.
TVE - Parceira do futebol baiano e detentora dos direitos de transmissão do campeonato, a TVE mais uma vez fará transmissão ao vivo todos os 51 jogos do Baianão.
Baianão Sub-20 e Baianão Feminino - A participação nas duas competições será obrigatória para os dez clubes da Série A. Porém, a fórmula de disputa de cada competição será definida em Conselhos Técnicos específicos com datas a serem definidas.
Clique aqui e confira mais fotos
Fotos: Lana Loiola/FBF
Confira abaixo o regulamento e a tabela básica do Baianão 2025: