Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

Retrospectiva: futebol feminino baiano dá salto de qualidade em 2024

03/12/2024 às 11:16 | Comunicação

Categoria teve avanços significativos na temporada

#

O ano de 2024 entrou para história do futebol feminino da Bahia. A categoria conquistou avanços importantes que valorizaram ainda mais a modalidade.

A principal novidade foi a estreia do Baianão Feminino Sun-17. A Federação Bahiana de Futebol realizou pela primeira vez na história uma competição feminina de base.

O objetivo, além promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do futebol, foi revelar novas atletas para o país, que em 2027 sediará uma edição da Copa do Mundo Feminina. Salvador é uma das candidatas a cidade sede do torneio mais importante do mundo.

O primeiro Baianão Feminino Sub-17 contou com seis clubes. Vitória, Galícia, Lusaca, Leônico, Jacuipense e Atlético disputaram o campeonato.

Foram sete rodadas realizadas e o Vitória sagrou-se campeão com uma campanha invicta e com 100% de aproveitamento. O Rubro-Negro venceu todas as partidas, marcou 58 gols e sofreu apenas um.

Na final, o Leão superou o Galícia, que também fez boa campanha ao vencer cinco jogos e perder apenas dois, justamente para o Vitória, na 1ª fase e na decisão do título.

O formato da competição também foi destaque. Ela contou com apenas uma sede, o CT Academia do Leão, localizado no Complexo Barradão. Na primeira fase, foram cinco rodadas, com três jogos cada, sempre em sequência, às 9h, 10h30 e 13h30. A semifinal e a final foram realizadas em jogos únicos.

O Baianão Feminino Sub-17 teve 18 partidas no total. As redes foram balançadas 104 vezes, uma média de 5,78 gols por jogo. O placar mais elástico foi do Vitória, uma goleada por 17 a 0 sobre o Atlético, na 2ª rodada.

Baianão Feminino - O Baianão Feminino adulto foi outro sucesso da categoria neste ano. O estadual contou com dez clubes: Bahia, Vitória, FSA, Lusaca, Jacobina, Juazeirense, Atlético, Jequié, Jacuipense e Barcelona.

Foram 46 jogos realizados e 307 gols marcados, uma média de 6,67 por partida. O Tricolor foi responsável pela maior goleada, 20 a 0 sobre o Barcelona, pela 10ª rodada.

O Esquadrão conquistou o pentacampeonato consecutivo ao vencer o Vitória na final.

Competições nacionais - O ano de 2024 também foi positivo para os clubes baianos no cenário nacional. Bahia e Vitória brilharam em suas séries e conquistaram acessos.

O Rubro-Negro garantiu vaga na Série A2 do Brasileirão ao terminar a Série A3 entre os quatro primeiros colocados. Já o Tricolor garantiu vaga na Série A1, a elite do Brasileirão, e ainda conquistou o título da Série A2.

Seleção Brasileira - E para coroar o sucesso do futebol feminino baiano na temporada, a Capital do Estado recebeu um jogo da Seleção Brasileira Feminina principal. Liderados pelas craques Marta e a baiana Rafaelle, o Brasil goleou a Jamaica por 4 a 0 em amistoso na Arena Fonte Nova, no dia 4 de junho.

Para 2025, a FBF promete investir ainda mais no futebol feminino para que a Bahia se estabeleça entre os principais expoentes da categoria no Brasil.