24/03/2025 às 14:11 | Comunicação
Chapa foi eleita com todos os votos possíveis na manhã desta segunda-feira (24)
Com a maior votação da história da CBF, Ednaldo Rodrigues Gomes foi reeleito presidente da entidade na manhã desta segunda-feira (24). O dirigente recebeu todos os votos das 27 federações e dos 40 clubes das Séries A e B do Brasileirão para comandar a entidade no quadriênio 2026-2030.
O baiano de Vitória da Conquista terá ao seu lado o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima, eleito vice-presidente. Também ocuparão vice-presidências Reinaldo Rocha Carneiro Bastos, Gustavo Oliveira Vieira, Gustavo Dias Henrique, Ednailson Leite Rozenha, Antônio Roberto Góes da Silva, Leomar de Melo Quintanilha e Rubens Renato Angelotti.
Além deles, foram eleitos membros efetivos do Conselho Fiscal José Sergio Oliveira Santos, José Piedade Campos e Elielson Gomes Ferri. Já os suplentes serão Antônio Felipe Gomes Duarte de Farias, Leonardo Gladson Lemos Otero e Rodrigo de Albuquerque Benevides Mendonça.
Ednaldo, que encabeçou a chapa “Por um Futebol Mais Inclusivo e Sem Discriminação de Qualquer Natureza”, única inscrita para o pleito, agradeceu o apoio recebido para continuar a transformação do futebol brasileiro. "Hoje, celebramos não apenas a confirmação do nosso trabalho pela reeleição, mas o triunfo da democracia, do diálogo, da liberdade e da autonomia das organizações esportivas. Ao longo dos últimos anos, enfrentamos muitos desafios. Sofremos todo tipo de preconceito e perseguições. Tentaram até um golpe. Resistimos e vencemos! Agradeço a Deus por tudo, à minha família pelo apoio incondicional e a todos que trabalham incansavelmente todos os dias para fortalecer e purificar o futebol brasileiro, em especial à FIFA, a CONMEBOL e a cada um de vocês, representantes de federações e clubes, pela confiança e parceria ao longo desses anos".
"A CBF voltou a ter representatividade internacional. O português foi reconhecido como língua oficial da FIFA e CONMEBOL. Criamos a União das Federações de Futebol da Língua Portuguesa. Estabelecemos um Escritório de Projetos da CBF na FIFA, resultando no maior investimento que o Brasil recebeu da FIFA em toda sua história e posicionando a CBF como referência para o mundo inteiro em diversas áreas. "Fomos pioneiros na liderança global do combate ao racismo, implementando medidas como a parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, a reforma do RGC com sanções esportivas e a campanha #ComRacismoNãoTemJogo, vencedora do prêmio FIFA The Best. Também nos tornamos referência global em inclusão, apoiando iniciativas como a Seleção de Futsal Down, Futsal Nanismo e as Olimpíadas Especiais", continuou.
O presidente ainda prometeu dedicação total para que o futebol brasileiro avance ainda mais no cenário mundial. "Batemos recordes sucessivos de faturamento e superávit, reinvestindo mais de 70% no desenvolvimento e fomento do futebol brasileiro. O maior investimento da história! Intensificamos os esforços para implementar o Fundo de Legado da Copa do Mundo, construindo Centros de Desenvolvimento do Futebol em estados que não sediaram jogos e melhorando a infraestrutura dos estádios em todo o país. Aprimoramos os torneios existentes e criamos novos, como o Campeonato Sub-15 masculino com 32 clubes, campeonato brasileiro masculino sub-20 da série B com 20 clubes, Copa do Nordeste masculino sub-20 com 24 clubes e Copa do Brasil feminina com 64 clubes. Garantindo oportunidades para jovens talentos de todas as regiões do Brasil. Vamos continuar construindo um futebol que orgulha o país, gera empregos, promove o desenvolvimento e, acima de tudo, faz a alegria de milhões de torcedores".
Já Ricardo Lima, eleito vice-presidente, também prometeu empenho para contribuir com o fortalecimento do futebol brasileiro. "Agradeço ao presidente Ednaldo Rodrigues pela confiança e parabenizo pelo trabalho. Ele transformou o futebol da Bahia e está transformando o futebol brasileiro, fazendo mudanças que muitos não acreditavam ser possíveis. Com sua honestidade e dedicação, a CBF voltou a ser destaque no futebol internacional, com um dos campeonatos nacionais mais fortes do mundo, referência no combate ao racismo e todos os tipos de preconceito, no investimento ao futebol feminino e de base. A prova disso tudo está aqui hoje, com a presença de todas as federações e clubes das Séries A e B e uma eleição por unanimidade. Ele abriu as portas da CBF para todos os clubes, de todas as séries, e sua eleição é um reconhecimento por todo esse trabalho. Me orgulha muito poder fazer parte deste projeto. Vou me dedicar incansavelmente para ajudar o presidente Ednaldo Rodrigues, assim como fiz e venho fazendo para dar continuidade ao trabalho que ele iniciou no futebol baiano, que hoje é referência no país", disse o presidente da FBF, que também foi eleito vice-presidente do Sindicato Nacional das Associações de Futebol Profissional e Suas Entidades Estaduais de Administração e Ligas (Sindicato do Futebol).
Presidente - Ednaldo Rodrigues começou sua trajetória no futebol como atleta amador em sua cidade natal, Vitória da Conquista. Depois, ele assumiu a presidência da Liga Conquistense de Desportos Terrestre. Em 1993, ingressou na Federação Bahiana de Futebol (FBF) como Diretor de Futebol Intermunicipal, assumindo posteriormente a Diretoria de Futebol e a Diretoria de Registros e Transferências. Quatro anos mais tarde, em 1997, tornou-se Vice-Presidente, com a profissionalização da entidade pelas mãos do então Presidente, Virgílio Elísio, que veio a ser Diretor de Competições da CBF, pavimentando o caminho para a eleição de Ednaldo Rodrigues à Presidência da FBF por aclamação, em 2001.
Ednaldo Rodrigues foi reeleito para três mandatos consecutivos na Federação Bahiana de Futebol, todos por aclamação, consolidando sua liderança no cenário esportivo da Bahia. Em 2019, ele deu um novo passo na sua carreira ao assumir a Vice-Presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), levando sua experiência e visão para a gestão nacional do esporte.
Como reconhecimento pelo trabalho realizado no fortalecimento do futebol baiano e nordestino, Ednaldo Rodrigues foi agraciado com a Comenda Dois de Julho, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia. A comenda é destinada a personalidades que se destacam por seus relevantes serviços à sociedade, e a sua escolha foi aprovada por unanimidade pelos deputados.
A homenagem, proposta pelo deputado Jânio Natal, atual prefeito de Porto Seguro, destacou o papel de Ednaldo no desenvolvimento do futebol na região. Jânio Natal fez questão de ressaltar que o atual presidente da CBF foi um dos principais idealizadores da Liga do Nordeste, uma iniciativa crucial na valorização dos clubes e na organização das competições da região, elevando o nível do futebol nordestino.
Já na CBF, a trajetória de Ednaldo Rodrigues começou em agosto de 2021. Na oportunidade, ele foi nomeado para o cargo de presidente após indicação do Conselho de Administração da entidade, assumindo a presidência interinamente em um momento decisivo para a CBF.
Ednaldo Rodrigues foi escolhido para substituir Rogério Caboclo, que havia sido afastado pela Comissão de Ética da confederação. Sua chegada à presidência da CBF representou não apenas uma nova fase na gestão da entidade, mas também um marco significativo no cenário esportivo brasileiro, refletindo uma etapa inédita de diversidade e representatividade em uma das instituições mais importantes do futebol mundial.
Com a missão de garantir a estabilidade da administração da CBF, Ednaldo Rodrigues assumiu o cargo em meio a desafios internos e externos, responsável pela reestruturação e recuperação da credibilidade da confederação. Sua trajetória, que incluiu a liderança por vários anos da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e seu trabalho no fortalecimento do futebol nordestino, foi vista como um diferencial na condução da CBF durante seu período de interino.
Com uma plataforma focada na união e no diálogo com todos os segmentos do futebol brasileiro, Ednaldo Rodrigues consolidou sua liderança na CBF ao ser eleito presidente durante a Assembleia Geral Eleitoral realizada em 23 de março de 2022. Ele também foi o único candidato à presidência naquele ano, encabeçando a chapa "Pacificação e Purificação do Futebol Brasileiro".
Em 2022, sua eleição marcada por um amplo apoio de diversas entidades, refletiu a confiança dos principais setores do futebol nacional em sua capacidade de promover a estabilidade e a renovação da gestão da CBF. Ednaldo Rodrigues já obteve um expressivo respaldo em 2022, conquistando 26 votos das 27 Federações Estaduais, 20 dos 20 clubes da Série A e 19 dos 20 clubes da Série B do Campeonato Brasileiro, totalizando 127 votos de 131 possíveis. Essa sólida votação endossou a sua proposta de recuperação e fortalecimento da entidade e reafirmou a percepção de que ele sempre esteve conectado com os desafios enfrentados pelo futebol no Brasil.
Rodrigues também passou a integrar o Conselho da Conmebol e assumiu uma cadeira no Conselho da Fifa por aclamação.
Vice-presidente - Analista de Sistemas, Ricardo Nonato Macedo de Lima ingressou na Federação Bahiana de Futebol em 2002, como estagiário do Departamento de Tecnologia da Informação. Durante sua trajetória na entidade, atuou também como Delegado Financeiro e passou pelos Departamentos de Competições e de Registros. Neste último, foi coordenador, subdiretor e diretor.
Em 2014, Ricardo Lima foi eleito vice-presidente da FBF para o mandato de 2015 a 2018 do então presidente Ednaldo Rodrigues. Já em 2018, aos 36 anos de idade, ele foi eleito presidente da entidade por aclamação, ao lado de Manfredo Lessa Pinto, seu vice-presidente. Seu primeiro mandato foi até janeiro de 2023, quando, após ter sido reeleito, iniciou seu segundo mandato, que será finalizado em 2027.
Ricardo Lima também acumula convocações como chefe da Delegação da Seleção Brasileira e participações em cursos e eventos de qualificação como o Workshop de Intermediação no Futebol, Qualificação Profissional em Gestão do Futebol, Seminário de Desenvolvimento do Futebol Feminino, IV seminário Nacional Esporte e Justiça Desportiva, II Fórum Sobre Gestão Esportiva, Seminário de Marketing Esportivo, Curso de Administração e Gerenciamento do Esporte e Lazer. O presidente da FBF ainda foi Secretário Geral do Sindicato Nacional das Associações de Futebol Profissional e Suas Entidades Estaduais de Administração e Ligas (Sindicato do Futebol), e membro do Conselho Consultivo da CBF como representante de toda a região Nordeste. Neste ano, ele foi eleito vice-presidente do Sindicato do Futebol.
Por seu trabalho à frente da FBF, Ricardo Lima recebeu as homenagens "Medalha Amigo da Marinha", concedido pela Marinha do Brasil, e o título de "Cidadão Soteropolitano", concedido pelo vereador Randerson Leal.
Clique aqui e confira todas as fotos
Fotos: Staff CBF