Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

Bahia e Vitória recebem palestra sobre diretrizes da arbitragem para o Brasileirão 2025

28/03/2025 às 17:07 | Comunicação

Instrutores da CEAF-BA estiveram nos dois clubes

#

Neste final de semana será dada a largada na principal competição do futebol do país. O Brasileirão 2025 será iniciado, e com novidades no que diz respeito à arbitragem.

Por isso, a Federação Bahiana de Futebol, em parceria com a CBF, visitou os Centros de Treinamentos de Bahia e Vitória, que representarão o futebol baiano na Série A, para conversar com os atletas dos dois clubes.

O presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia, Jailson Freitas, e o vice-presidente, Vidal Lopes, realizaram palestras sobre as diretrizes da arbitragem no CT Manoel Tanajura e no CT Evaristo de Macedo. Os encontros aconteceram na quinta (27) e nesta sexta-feira (28).

Os instrutores repassaram aos elencos as novas regras, definidas pela International Football Association Board (IFAB), entidade que rege as leis do futebol mundial.

Uma das novidades está no contato com os árbitros dentro de campo. Apenas o capitão de cada equipe terá autorização para conversar com arbitragem da partida.

Outra nova regra está relacionada à atuação do goleiro. Os arqueiros terão limite de oito segundos para colocar a bola em jogo. Os árbitros farão a contagem visualmente em campo e, se o limite do tempo com a bola em mãos for excedido, será marcado escanteio ao time adversário do atleta.

Sobre os casos de racismo, a CBF adotará na competição o protocolo global antirracista da FIFA. Árbitros, jogadores ou oficiais da competição poderão denunciar um ato racista cruzando os braços em forma de X.

Por fim, haverá no Brasileirão o sistema de bolas múltiplas. Serão 16 bolas posicionadas em torno do gramado, em cones, para reposição. O jogador irá retirar a bola do cone para colocá-la em campo e dar sequência ao jogo. Já a atuação dos gandulas se restringirá à reposição das bolas nos cones.