Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

FBF realiza Melhores do Baianão e premia destaques da edição 2025

01/04/2025 às 10:45 | Comunicação

Evento aconteceu na noite desta segunda-feira (31), no Cineteatro 2 de Julho

#

O Baianão 2025 foi oficialmente concluído na noite desta segunda-feira (31). O evento "Melhores do Baianão" encerrou o maior estadual do Norte/Nordeste com chave de ouro.

A festa aconteceu no Cineteatro 2 de Julho, localizado nas instalações do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), em Salvador. No local, foram premiados os destaques do campeonato vencido pelo Bahia.

Autoridades, dirigentes, atletas e convidados lotaram o local para conhecer os vencedores. O presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima, fez a abertura do evento, que também contou com as presenças do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, que representou o governador Jerônimo Rodrigues, do secretário do trabalho, emprego, renda, esporte e lazer do estado, Augusto Vasconcelos, do diretor geral do Irdeb/TVE, Flávio Gonçalves, do diretor geral da Sudesb, Vicente Neto, do diretor de esportes de Salvador, Felipe Lucas, do deputado estadual Matheus Ferreira e do vereador de Salvador Randerson Leal.

Também compareceram autoridades como os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Nivaldo Aquino, Aliomar Britto e Julio Travessa, além de representantes do Ministério Público da Bahia e da Polícia Militar. Já a FBF foi ainda representada pela diretora de competições, Taíse Galvão, pelo diretor administrativo e financeiro, Marcelo Araújo, e o diretor de registros e transferências, Felipe Quadros.

Homenagens - Antes da premiação dos destaques da competição, foram homenageados instituições e órgãos que dão contribuição relevante para o fomento e o desenvolvimento do futebol no Estado, entre eles o Governo do Estado, o Ministério Público, a TVE, a Polícia Militar, a Bahiagás e a Embasa.

Premiação - Após as homenagens, os apresentadores da TVE, Valter Lima e Rainan Peralva, deram fim ao suspense e anunciaram os vencedores da noite. O trio de arbitragem eleito o melhor do Baianão 2025 foi composto pelo árbitro central Josué Reis de Jesus Júnior e pelos assistentes Daniella Coutinho Pinto e Elicarlos Franco de Oliveira. A equipe mais disciplinada foi a Sociedade Desportiva Juazeirense, que recebeu apenas 19 cartões amarelos e nenhum cartão vermelho em todo o campeonato.

Venceram as três categorias com voto popular o goleiro Giovani (Atlético de Alagoinhas), com a defesa mais difícil, o atacante Guilherme (Juazeirense), com o gol mais bonito, e o atacante Erick Pulga (Bahia), como craque do Baianão.

O atacante Felipe Cardoso (Atlético de Alagoinhas) foi eleito pela crítica especializada a revelação do Baianão. Ao receber o prêmio, o jogador, que hoje defende o Vitória, fez um discurso emocionado e homenageou sua mãe e os ex-companheiros de divisão de base do Flamengo que faleceram no incêndio no alojamento do clube carioca, no Ninho do Urubu, em 2019. Felipe é um dos 16 sobreviventes da tragédia.

A crítica especializada ainda elegeu a Seleção do Baianão 2025, formada por Lucas Arcanjo (Vitória); Hugo Moura (Jacuipense), Gabriel Xavier (Bahia), Kanu (Bahia) e Jamerson (Vitória); Caio Alexandre (Bahia), Jean Lucas (Bahia), Everton Ribeiro (Bahia) e Felipe Cardoso (Atlético de Alagoinhas), Erick Pulga (Bahia) e Janderson (Vitória). Rogério Ceni (Bahia) foi escolhido melhor técnico e José Mário Campiez (Bahia) o melhor preparador físico.

Pelo critério de desempate, Fabri, do Vitória, ficou com o prêmio de artilheiro. Entre os jogadores que marcaram quatro gols, ele foi o que alcançou a marca em menor número de partidas.

A festa foi encerrada com uma homenagem ao Esporte Clube Bahia, campeão do Baianão 2025. Atletas e dirigentes do Tricolor subiram ao palco para receber o troféu do 51º título estadual da história do clube.

Confira abaixo a premiação completa:

Melhor Árbitro Central: Josué Reis de Jesus Júnior
Melhor Assistente 1: Daniella Coutinho Pinto
Melhor Assistente 2: Elicarlos Franco de Oliveira
Equipe Mais Disciplinada: Juazeirense
Gol Mais Bonito: Guilherme (Juazeirense)
Defesa Mais Difícil: Giovani (Atlético de Alagoinhas)
Jogador Revelação: Felipe Cardoso (Atlético de Alagoinhas)
Craque do Baianão: Erick Pulga (Bahia)
Artilheiro: Fabri (Vitória)
Melhor Goleiro: Lucas Arcanjo (Vitória)
Melhor Lateral-direito: Hugo Moura (Jacuipense)
Melhor Zagueiro 1: Gabriel Xavier (Bahia)
Melhor Zagueiro 2: Kanu (Bahia)
Melhor Lateral-esquerdo: Jamerson (Vitória)
Melhor Volante 1: Caio Alexandre (Bahia)
Melhor Volante 2: Jean Lucas (Bahia)
Melhor Meia 1: Everton Ribeiro (Bahia)
Melhor Meia 2: Felipe Cardoso (Atlético de Alagoinhas)
Melhor Atacante 1: Erick Pulga (Bahia)
Melhor Atacante 2: Janderson (Vitória)
Melhor Técnico: Rogério Ceni (Bahia)
Melhor Preparador Físico: José Mário Campiez (Bahia).

Clique aqui e confira a galeria de fotos completa da premiação

Fotos: Lana Loiola/FBF