10/04/2025 às 10:24 | Comunicação
Presidente da FBF, Ricardo Lima participou do seminário
O presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima, participou na quarta-feira (9) da 5ª edição da Cúpula de Conformidade da FIFA. O evento aconteceu no Rio de Janeiro e reuniu cerca de 200 delegados de mais de 150 países, que representaram federações membros da entidade, confederações continentais e especialistas em governança e conformidade.
No local foi realizado um seminário, com foco no desenvolvimento de programas de governança e conformidade, gestão de riscos e práticas de auditoria. Foram realizados debates, workshops e painéis com renomados especialistas internacionais.
A abertura da cúpula foi feita pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que enalteceu o evento. "Esta Cúpula é a prova de que a cooperação entre a CBF e a FIFA está mais sólida do que nunca. Ela reflete o alinhamento com as tendências contemporâneas de boas práticas e reafirma o compromisso inabalável de nossas instituições com os valores da ética, da governança e da transparência na condução das atividades do futebol — princípios que defendemos com firmeza desde o início da nossa gestão", disse.
Já Ricardo Lima destacou a importância do evento para o futebol brasileiro. "Um evento de extrema importância para nós, do futebol brasileiro. Uma oportunidade de discutirmos práticas de gestão e governança com especialistas de todo o mundo. Foi uma troca de experiências, um aprendizado muito grande, que acrescentará muitos pontos positivos na nossa gestão à frente da FBF e também do futebol nacional", afirmou.
A realização da cúpula no Brasil faz parte da cooperação estratégica entre a CBF e a FIFA, que conta com um escritório de projetos dedicado no país, e marca o terceiro evento da entidade máxima do futebol em solo brasileiro somente em 2025. Antes, o Brasil sediou o Workshop de Governança Financeira e do Diploma de Liderança Técnica da FIFA.
"Exploraremos os tópicos em profundidade por meio de apresentações, workshops interativos e uma mesa redonda, oferecendo ferramentas práticas adaptadas à realidade de cada federação e ao estágio de suas jornadas de conformidade. Estamos entusiasmados em colaborar com nossas federações-membro para alcançar nosso objetivo comum de preservar a integridade do futebol", concluiu Anja Zumkeller, Diretora de Risco, Conformidade e Auditoria da FIFA.
*Com informações da CBF
Fotos: Divulgação/CBF