Bem vindo(a) à Federação Bahiana de Futebol

Bahia lança projeto do City Football Academy, novo CT que promete ser o maior da América Latina

20/10/2025 às 14:44 | Comunicação

Diretoria da FBF prestigiou evento na Arena Fonte Nova

#

Esta segunda-feira (20) ficou marcada na história do Esporte Clube Bahia. O Tricolor deu o primeiro passo para a construção do que promete ser o maior Centro de Treinamentos da América Latina.

O clube lançou, na Arena Fonte Nova, o projeto do seu novo CT. Com investimento estimado de R$ 300 milhões, o equipamento será erguido na Via Metropolitana (BA-535), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

O CT terá área de 560 mil metros quadrados, com 12 campos de futebol e miniestádio com capacidade para 1000 espectadores. Chamado de CFA Bahia (City Football Academy Bahia), o complexo reunirá o futebol profissional masculino e feminino, além das categorias de base, hotel para jogadores profissionais, alojamento para atletas de base e a sede administrativa do Clube.

O local ainda abrigará uma Academia de Futebol, com objetivo de formar novos talentos para o clube. Tudo será feito com infraestrutura moderna e sustentável, baseada nos padrões globais e na metodologia do City Football Group.

O CT ainda diminuirá, consideravelmente, a distância percorrida por atletas e funcionários para as atividades do dia-a-dia, já que o terreno fico localizado a aproximadamente 15 minutos do Aeroporto de Salvador e 40 minutos da Arena Fonte Nova.

A diretoria da Federação Bahiana de Futebol prestigiou o filiado e esteve presente no evento. Compareceram o presidente da entidade, Ricardo Lima, o vice-presidente, Manfredo Lessa, o diretor administrativo e financeiro, Marcelo Araújo, o diretor de registros e transferências, Felipe Quadros, além do gerente de competições, Silvio Mendes Jr.

Ricardo Lima sentou à mesa diretora ao lado do CEO do City Football Group, Ferran Soriano, do CEO do Bahia, Raul Aguirre, do Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, do vice-governador, Geraldo Júnior, e do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano.

O dirigente enalteceu o momento vivido pelo Esquadrão. "Hoje, nosso Estado e o futebol baiano entram num marco jamais visto na história do futebol brasileiro. Isso acrescenta valores e traz para gente algo que não imaginávamos anos atrás. Não só pela chegada de um projeto audacioso como esse, mas desde que o Grupo City aqui chegou, o futebol brasileiro se transformou. Passamos a incomodar, a ter uma nova era. Hoje estou presidente da Federação e fico feliz em fazer parte deste processo, acompanhar a transformação que vem sendo feita dentro do Esporte Clube Bahia. A Federação vai estar sempre à disposição do clube".

Lima também fez questão de parabenizar o ex-presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, que iniciou todo o processo da SAF e intermediou a negociação de venda ao City Football Group. "Importante, também, lembrarmos de todos que fizeram com que esse processo acontecesse e que, hoje, pudéssemos estar aqui sonhando e vendo esse processo ser realizado. Parabenizo a Guilherme Bellintani por ser um visionário e fazer com que todos nós pudéssemos acreditar que o Bahia é, sim, grande e forte. Em breve estaremos colhendo grandes frutos desse trabalho".

O CEO do grupo, Ferran Soriano, celebrou o tamanho do investimento feito no Tricolor. "O investimento na City Football Academy Bahia demonstra mais uma vez o compromisso do City Football Group e a confiança que temos no Clube e no Estado da Bahia. O CFA Bahia fará parte de uma rede global de centros de treinamento de ponta que colocará a melhor tecnologia e experiência a serviço dos atletas mais talentosos. O CFA Bahia será um espaço de excelência técnica, mas também um lugar para o desenvolvimento pessoal e profissional de alguns dos melhores jogadores de futebol do Brasil".

Já o CEO do clube, Raul Aguirre, destacou a importância do CT não só para o Esquadrão, para a região e o Estado. "O CFA Bahia representa um marco em modernidade e inovação. Este centro de treinamento de última geração foi projetado para atender plenamente às necessidades da iniciação esportiva, categorias de base, futebol profissional feminino e masculino, além da nossa equipe técnica. Também será um verdadeiro polo de desenvolvimento regional. A construção e operação vão gerar centenas de empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local e criando oportunidades para profissionais de diversas áreas. Estamos comprometidos em continuar valorizando o futebol regional e a sociedade baiana. Este é mais um grande passo rumo a esse desenvolvimento".

Também participaram do evento secretários do Governo da Bahia, profissionais de imprensa e dirigentes e ex-atletas do clube. O City Football Academy Bahia tem inauguração prevista para 2027.

Veja abaixo imagens do projeto divulgadas pelo Bahia:


Clique aqui e confira mais fotos do evento

Fotos: Luiz Dias e Maurícia da Matta/FBF